quarta-feira, 14 de abril de 2010

Lista dos sistemas do corpo, as doenças mais comuns para cada sistema e a aplicação da cromoterapia.

SISTEMA RESPIRATÓRIO: (2 de pulmões, fossas nasais, boca, faringe, laringe, traquéia, brônquios, bronquíolos e alvéolos).
As doenças que atingem o sistema respiratório são geralmente causadas pelo tabagismo, poluição, alergias e doenças que comprometem o sistema imune. Sintomas específicos podem ser detectados, são eles: a tosse, a rouquidão, o nariz entupido, dores no peito, dores de garganta, garganta irritada, pingo no nariz, dificuldade em respirar e dispnéia. As doenças mais comuns que atingem esse sistema são: bronquite crônica, enfisema pulmonar, asma e pneumonia. Na cromoterapia o violeta atua no sistema respiratório nos casos de pneumonia, tosse, e asma, o laranja fortalece os pulmões e a cor índigo reduz o ritmo respiratório.


SISTEMA ESQUELÉTICO: (peças ósseas [ao todo 208 ossos no indivíduo adulto] e cartilaginosas articuladas).
Os ossos podem apresentar diversas patologias e estão suscetíveis a lesões. As mais comuns são os traumas e as doenças degenerativas como escoliose, lordose, cifose, ou a perda de minerais conhecida como osteoporose. Na cromoterapia: a cor amarela contribui para a regeneração dos ossos e a cor laranja fixa o cálcio.


SISTEMA DIGESTIVO ou DIGESTÓRIO: (boca, faringe, esôfago, estômago, intestino delgado, intestino grosso e ânus).
As doenças mais comuns deste sistema são a gastrite, diarréia, constipação intestinal (ou prisão de ventre), vômito e apendicite. No sistema digestório a cor verde estimula o aparelho digestivo e a cor amarela favorece a digestão,mas cuidado pois quando usada durante muito tempo pode provocar diarréia já que estimula o fluxo de bile.


SISTEMA MUSCULAR: (três tipos de músculo: cardíaco, estriado e liso).

Atrofia e distensão são problemáticas deste sistema. Na cromoterapia o laranja é bom no tratamento das cãibras musculares, o amarelo ativa os músculos motores e gera energia e o índigo tonifica os músculos.


SISTEMA CIRCULATÓRIO: (coração,vasos sanguíneos,artérias,veias e capilares).

Arritmia, hipertensão e infarto do miocárdio são as mais comuns problemáticas que ocorrem neste sistema. A cromoterapia no sistema: a cor índigo atua diretamente na corrente sanguínea, tendo ação coagulante quando usada em casos de ferimentos e sangramentos em geral. A cor azul atua nos vasos sanguíneos e artérias, a violeta tem ação calmante e depurativa do sangue, elimina toxinas e estimula a produção de leucócitos, a vermelha estimula o sangue e libera a adrenalina e a índigo purifica a corrente sanguínea, reduzindo ou mesmo estancando hemorragias e preparando os leucócitos no baço.


SISTEMA NERVOSO: (sistema nervoso central [encéfalo e medula espinal] e sistema nervoso periférico [tecido nervoso localizado fora do sistema nervoso central]).
Ataques epilépticos, esclerose múltipla, doença de Parkinson, acidente vascular cerebral (AVC), doença de Alzheimer são as mais conhecidas doenças que o atingem. No sistema nervoso o vermelho estimula e excita os nervos, o violeta estimula a atuação do sistema nervoso simpático e auxilia a reduzir a dor e o amarelo estimula o sistema nervoso central.


SISTEMA LINFÁTICO ou IMUNE: (rede de órgãos [amídalas, adenóides, baço e timo], linfonodos, ductos e vasos linfáticos que produzem e transportam a linfa dos tecidos para a corrente sangüínea).
Linfedema é o inchaço causado pelo acúmulo de linfa, o qual pode ocorrer se o sistema linfático estiver danificado ou com más formações. O estágio mais avançado de linfedema é a elefantíase. As causas mais comuns para inchaço nos linfonodos são infecções, mononucleose infecciosa e câncer. O amarelo na cromoterapia é usado para ativar a linfa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário